Parabéns Supervisor!!!!


                         22 de Agosto comemora-se o dia do Supervisor Escolar


                       



Análise geral

A realidade educacional contemporânea demanda profissionais críticos e transformadores de um pano das novas configurações do mundo do trabalho e das novas exigências de aprendizagem. O trabalho do supervisor é perplexidade diante das aceleradas mudanças sociais, bastante desafiadoras, especialmente na tarefa de contribuir com a formação contínua dos professores. É preciso construir o sentido do trabalho pedagógico, desvelando as ênfases que têm sido privilegiadas na história da formação de profissionais da educação e empreendendo uma prática positiva, compromissada socialmente, eticamente concretizada. O lugar do supervisor revela-se fundamental na medida em que se constitua numa liderança técnico-pedagógica, sendo com responsável pela articulação entre diversas interlocuções dirigentes, professores, diretores, alunos, famílias, comunidade, órgãos centrais, sem perder de vista as implicações e os desdobramentos de todo o processo educativo. Várias são as competências necessárias para assumir um cargo de supervisor, hoje, principalmente é ver a escola como um todo. Precisamos caminhar muito ainda no sentido de esclarecer para todos os profissionais da educação as reais funções da supervisão, para que a mesma não continue sendo vista de forma fragmentada e estanque. O supervisor exerce no espaço da autonomia, que lhe foi conferida, seu papel de elemento-chave na orientação e gerenciamento dos resultados do desempenho escolar obtidos pelos alunos frente às ações devidamente planejadas pelos docentes. Na verdade, o supervisor pedagógico, no exercício específico de profissional, articulador e mobilizador da equipe escolar, vivencia suas atividades intencionais voltadas para a melhoria do fazer pedagógico da sala de aula. O supervisor escolar atua na constância da idéia do conjunto, colaborando para a melhoria no que apresenta a qualidade do ensino-aprendizagem proporcionada pela escola.



CLÁUDIA SCHVINGEL

Um comentário:

  1. O supervisor abdica de exercer poder e controle sobre o trabalho do professor e assume uma posição de problematizador do desempenho docente, isto é, assume com o professor uma atitude de indagar, comparar, responder, opinar, duvidar, questionar, apreciar e desnudar situações de ensino, em geral, e, em especial, as da classe regida pelo professor Esta mudança de paradigma demanda outras atribuições, fazendo com que professores passem a buscar no Supervisor uma ação renovada, apoio, formação, orientação, a fim de qualificar sua prática pedagógica.

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